Ele está entre os alimentos mais consumidos do mundo, estudos comprovam que o açúcar causa dependência similar à da cocaína, causando efeitos nocivos à saúde metabólica.
Seu consumo excessivo por um longo período, causa uma redução na produção de dopamina (substância química responsável pela sensação de prazer) no corpo. Com isso, o corpo se torna dependente já que você tem que consumir mais açúcar ara atingir os níveis de dopamina anteriores que o corpo já estava acostumado. A sacarose encontrada no açúcar refinado pode causar distúrbios alimentares e alterações de comportamento.
Muitos estudos já afirmam a ligação direta do consumo do açúcar com doenças como sobrepeso e diabetes. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda 25 gramas de açúcar por dia, são menos de duas colheres de sopa.
O açúcar também dificulta o emagrecimento, já que contribui na inflamação das células, impede o corpo de eliminar radicais livres e mantém o estoque de gordura por mais tempo, aumentando os picos de insulina o que impede no processo da quebra de gordura. Por isso se quiser se livrar da gordura estocada, evite o açúcar, tem muitos outros alimentos naturais, que são deliciosos e podem substitui-lo, por exemplo as frutas, apenas cuidado com os excessos já que elas contém frutose.